segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Grupos Anônimos de Ajuda

Esta é uma idéia que cultivo há muito tempo e que espero poder por em prática no futuro. Reunir os diversos grupos de auto-ajuda que existem por aí em um só ponto de consulta de modo que os que deles necessitam possam encontrá-los com mais facilidade. Os que listei abaixo são os que aparecem em um rápida busca no Google pela palavra "Anônimos". Sei que existem muitos outros, para pacientes de doenças específicas e outras condições que sequer suspeito. Caso encontrem mais alguma coisa, me digam para que eu atualize a lista.

Alcólicos Anônimos - O mais conhecido e no qual a maioria dos grupos busca sua referência de organização. Muitos adaptam os Doze Passos para sua situação específica.

Narcóticos Anônimos
- Para usuários de drogas que buscam libertar-se não apenas da droga mas dos vários problemas que surgiram com ela.

Neuróticos Anônimos - Para pessoas que querem têm problemas crônicos relacionados com angústia, nervorsismo, depressão, medo, ansiedade.

Dependentes de Sexo e Amor Anônimos - Para pessoas que se envolvem compulsivamente em relações sexuais e amorosas mesmo com prejuízo para suas vidas.

Jogadores Anônimos
- Apesar dos jogos de azar serem proíbidos no Brasil, existem várias pessoas que sofrem deste vício e que podem encontrar neste grupo um caminho para retomarem suas vidas.

Codependentes Anônimos - Este grupo auxilia as pessoas que reconhecem que não conseguem deixar de se envolver em relações destrutivas, de qualquer tipo que seja.

Comedores Compulsivos
- Aqui pessoas para as quais a comida tornou-se um vício poderão encontrar ajuda e apoio mútuo.

Introvertidos Anônimos - A timidez que para alguns é um incômodo apenas, para outros é um bloqueio sério ocasionando prejuízos graves na vida, não apenas de ordem material. Este grupo pode auxiliar tais pessoas.

Mulheres que Amam Demais
- O grupo destina-se a mulheres que percebem que sua "entrega incondicional" ao invés de produzir os bons frutos do amor apenas as aprisiona em uma dependência de relacionamentos destrutivos.

Nenhum comentário: