terça-feira, 3 de julho de 2007

Possível 1a. Santa Ortodoxa Brasileira é da Igreja Ucraniana

Paranaense pode ser 1 santa da América Latina
Folha de Londrina

Chamada de 'a mártir de Joaquim Távora', a professora Maria Aparecida Beruski morreu em 1986, junto com oito crianças, na escolinha onde lecionava.

''Ela tinha 27 anos. Era uma pessoa muito bondosa. Amava seus alunos. Já faz algum tempo, mas para nós parece que a tragédia aconteceu ontem. Minha sobrinha deu a vida por seus alunos. Vendo o prédio pegar fogo, ela preferiu ficar com as crianças, ajudando a salvar algumas, do que fugir das chamas. É uma mártir, mas agora o nosso bispo quer canonizá-la'', comemora Maria Miskalo.

De acordo com o bispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil, Dom Jeremias Ferens, a intenção é canonizar a mártir de Joaquim Távora o mais breve possível. ''Na Igreja Ortodoxa não existe a beatificação, o que acelera o processo para proclamar alguém como santo. Temos certeza de que a Maria Aparecida será a primeira santa ortodoxa da América Latina. Para isso, precisamos comprovar a existência de pelo menos dois milagres. Porém, já temos mais do que isso'', diz, entusiasmado.

http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id=97LINKCHMdt=20070701
(para acessar a notícia completa no site é preciso cadastrar-se)

Nenhum comentário: