sábado, 14 de julho de 2007

Turquia continua pressão sobre Patriarcado Ecumênico

Istambul, Turquia (AsiaNews) – Novas tensões entre o as autoridades turas e o Patriarcado Ecumênico: foi revogada hoje a permissão para o concerto do famoso cantor e compositor grego Dallara, também bem conhecido na Turquia, o qual iria encerrar a II Conferência da Juventude Ortodoxa, organizada pelo Patriarcado em Istambul. A medida veio com a pressão exercida por nacionalistas turcos que se opunham fortemente à iniciativa.

http://www.asianews .it/index. php?l=en& art=9826& size=A

Metropolita Ortodoxo de Hong Kong denuncia perseguição aos cristãos

Hong Kong – China (Asia News)- O Metropolita Greco-Ortodoxo de Hong Kong e do Sudoeste Asiático admoestou o governo de Pequim para que conceda completa liberdade religiosa para todas as religiões no país e expressou preocupação pela situação complicada dos cristãos na Ásia.

O Metropolita, que está sob o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, também destacou como é difícil a situação dos cristãos em muitos países asiáticos sob sua jurisdição: " Os cristãos são cada vez mais frequentemente vítimas do fanatismo e do ódio injustificado. Devemos orar para que sua situação melhore o quanto antes."

http://www.asianews .it/index. php?l=en& art=9778& size=A#

Patriarca da Romênia visita República Tcheca

Durante os dias 12 a 15 de julho o Patriarca Ortodoxo da Romênia, Teoctist, visitará a Igreja Ortodoa da Tchecoslavaquia, honrando o convite do Metropolita Christóforo.

No dia 14 dejulho as duas igrejas irão abençoar o local no qual será construída a futura igreja de S. Valentino, em Most, dedicada aos 15 mil soldados romenos que morreram naTchecoslovaquia durante a 2a. Guerra Mundial.

Arcebispo Christodoulos fará transplante de fígado

Atenas - O líder da Igreja Ortodoxa Grega, Arcebispo Christodoulos será submetido a um transplante de fígado nos Estados Unidos após ter sido diagnosticado com câncer, disseram médicos na última quinta-feira.

O líder da igreja, que tem estado hospitalizado em Atenas por mais de um mês será provavelmente transferido para a Escola de Medicina da Universidade de Miami na Flórida para ser operado depois do dia 15 de agosto.

Christodoulos foi examinado pelo cirurgião greco-americano Andreas Tzakis, da Flórida. A decisão foi tomada depois que Tzakis reuniu-se com especialistas gregos e alemães que tratavam o arcebispo.

http://www.eux. tv/article. aspx?articleId= 11356

Presidente da Chechênia Ordena Construção de Igrejas

Grozny, Chechênia, 13 de julho, Interfax - Igreja será construída na vila de Shelkovskaya por ordem presidencial.

'Também dei instruções para a restauração da igreja na vila de Naurskaya', disse o presidente na TV local.

'De modo algum pretendo dividir o povo chechênio por razões religiosas. Onde houver pessoas que confessem o Cristianismo e a necessidade de construções de instalações de culto, elas serão construídas imediatamente', prometeu o presidente.

http://www.interfax-religion.com/?act=news&div=3329


Palestras sobre Ortodoxia

Connecticut, EUA - O Ministério Leigo Pan-Ortodoxo irá realizar palestras para a comunidade de Greeneville e residentes de Norwich das 15:00 às 19:00 na Igreja Ortodoxa de São Nicolas. O objetivo é fornecer à comunidade uma melhor compreensão dos cristãos ortodoxos.

http://www.theday.com/re.aspx?re=a7222949-729c-41f2-8feb-ece3d4475a5f

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Igreja Russa na Islândia receberá pessoas de todos os povos

Será construída em Reykjavik, Islândia uma nova paróquia da Igreja Ortodoxa Russa dedicada a São Nicolau. O prefeito da cidade foi em Moscou pessoalmente entregar a permissão de construção no terreno cedido para o representante do Patriarcado.

A nova paróquia abrigará uma comunidade que tem se reunido em locais temporários e que conta com ortodoxos da Bulgária, Ucrânia, Geórgia, Sérvia, Eslováquia, Romênia, Estados Uniodos e Rússia que têm celebrados juntos a fé comum.

http://www.interfax-religion.com/?act=news&div=3301

Verdadeiro Ecumenismo: Paróquia Episcopal Retorna à Ortodoxia

Congregação Episcopal Retorna à Ortodoxia

9 de Julho, 2007 (Daily Oklahoman)

Uma nova igreja ortodoxa está em formação no norte de Oklahoma City.

Mark Wallace, um ex padre carismático da Igreja Episcopal, está liderando suas antigas congregações em sua transformação para cristãos ortodoxos. Wallace e muitos membros da antiga Igreja Episcopal Carismática da Santa Trindade, estão assistindo a aulas e frequentando os ofícios na Igreja Ortodoxa Antioquina de Santo Elias.

"Não tenho dúvidas em minha mente de que a Ortodoxia tem algo a oferecer à vida americana. É um segredo bem mantido," ele disse.

Wallace diz que sua jornada para o Cristianismo Ortodoxo começou ano passado quando ele ficou perturbado pelos eventos na Comunhão Internacional de Igrejas Episcopais Carismáticas, uma denominação formada em 1992 e que agora conta com perto de 1.000 igrejas em 20 países.

O ex-padre Mark, 53, formado pela Universidade Oral Roberts, disse que iniciou a paróquia de Santa Trindade em 1996 como uma Igreja Episcopal Carismática e que discordava do bispo em questões doutrinais.

Wallace também disse que em dezembro de 2006 contatou o pastor da Santo Elias, o reverendo Constantine Nasr, com fins de explorar a possibilidade de se tornar parte da comunidade cristã ortodoxa.

Padre Nasr, 62, disse estar feliz por ajudar Wallace e sua congregação a aprender mais sobre o Cristianismo Ortodoxo., mas que não estava surpreso pelo interesse dele.

"Desde da ascenção e da queda do evangelismo pela TV, desde de todo o liberalismo em algumas denominações, a Igreja se esfacelou," ele disse.

"As pessoas querem consistência. Querem tradição. Querem os sacramentos. Através da Internet, eles descobriram a Igreja Mãe e por muitas razões estão decidindo retornar ao lar da antiga fé."

Wallace comentou que foi atraído para a Igreja Cristã Ortodoxa por sua estabilidade no que concerne doutrina, liturgia e governo da igreja.

"Estou convicto que a Igreja Ortodoxa é a Igreja que Jesus fundou. Não existe isso de re-inventar a roda, que era o que eu fazia na outra igreja. Estávamos sempre mudando," ele disse.

Inicialmente, Wallace convocou uma reunião para discutir seus pensamentos sobre tornarem-se parte da comunidade da fé Cristã Ortodoxa. A congregação de Santa Trindade se encontrou na Igreja Comunitária de Nosso Senhor. Ele disse que sua idéia encarou um certo ceticismo saudável de alguns membros de sua congregação, e que esperava isso. No fim, cerca de 52 dos 65 membros da paróquia resolveram seguir com ele na jornada para a Ortodoxia. Começaram a freqüentar as aulas na Santo Elias para aprender as Santas Tradições e Sacramentos da Igreja Ortodoxa.

O último ofício sob a igreja episcopal carismática ocorreu no fim de março.

Padre Nasr estava presente no ofício e disse que comoveu-se quando Wallace foi retirando suas vestes episcopais carismáticas simbolizando que não era mais do clero.

"Ele foi retirando as vestes peça por peça," Nasr disse. "Estávamos todos chorando porque era como morte para esta comunidade."

Nasr disse que Wallace é leigo para a Igreja Ortodoxa, mas que continua com sua congregação como pastor ou líder. Wallace está matriculado nos cursos livres da St. Stephen's House of Studies e esperar ser ordenado diácono e padre na Igreja Ortodoxa. Nasr disse que o caminho de Wallace para o clero ortodoxo não será tão longo quanto normalmente seria porque ele já possui treino de seminário.

Nasr disse que espera ver a congregação, que será chamada de Igreja Cristã Ortodoxa Santo André, ser crismada na Igreja Ortodoxa até o Natal. Wallace disse que antigos membros da Santa Trindade participam nos serviços de matina da Santo Elias, um ofício de oração matinal. Nasr disse que após esta crisma poderão receber comunhão na Igreja Ortodoxa.

"Isto será um presente de natal," ele disse.

Wallace afirma que sente que encontrou o que muitos estão buscando.

"Um dos maiores problemas que vemos é a falta de raízes dos cristãos. Eles saem de uma igreja para outra. Ficam procurando por algo, e acho que procuram por suas raízes espirituais," ele comentou.

"Tudo que eles tentam possui algo de bom, mas eu diria que a Igreja Ortodoxa fornece uma expressão total da fé cristã."

http://www.serbianna.com/news/2007/01966.shtml

domingo, 8 de julho de 2007

A Igreja Ortodoxa é mais que mera história; é família




Rockford, Illinois — O Jubileu de Ouro da Igreja Ortodoxa de Rockford é mais do que a história de uma congregação.

Como membro da paróquia, Jim Andrew define a história do grupo como a história do sonho americano.

Fundada por um grupo de imigrantes que chegaram no norte de Illinois depois da 2a. Guerra, a Igreja Ortodoxa Cristo Salvador celebrou seu 50o. aniversário no sábado passado (07/07/07) com um ofício especial de orações e uma recepção. "A maioria dos nossos fundadores conheceu os horrores da guerra, fome, doença e de viver sob um governo repressivo," disse Jonathan Zimmerman, presidente da diretoria da paróquia, em uma carta para a congregação. "Eles vieram aos Estados Unidos em busca da liberdade e queriam ficar e construir suas famílias como pessoas livres."

Mary Andrews era uma polonesa que foi para os Estados Unidos em 1949. Hoje com 77 anos, se tornou uma membra fundadora da paróquia, localizada na Pershing Avenue, e membra da irmandade feminina. Ela, como outras fundadoras, trabalhou nos campos de guerra depois da 2a Guerra Mundial até receber seus papéis de imigração para os EUA.

"Estávamos juntas nos campos da Alemanha, e continuamos juntas aqui em Rockford também." disse Andrews, cujo nome era Andrzewski antes de mudar ao receber cidadania americana.

A igreja tem cerca de 60 membros que se estende por gerações.

Andrews primeiramente estabeleceu-se no Arkansas depois de fugir da Alemanha. Lá, ela trabalhou na coleta de algodão. Ela e outros fundadores, a maioria do Leste Europeu, mais tarde foram para Rockford em busca de empregos que pagassem melhor. Ela passou a trabalhar na manufatura e outros abriram seus próprios negócios.

"É uma benção estar aqui nos Estados Unidos," ela disse. "Este é o melhor lugar. A pessoas não se dão conta do que têm."

As culturas e etnias dos fundadores da igreja eram variadas, mas o que as unia era a fé.

http://www.rrstar.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20070708/NEWS0107/107080037

Paróquia Ortodoxa no Texas alimenta carentes

Fronteira com México, Texas — Liborio Linan espera do lado de fora do armazém alimentício da Igreja Ortodoxa de São Jorge, em uma manhã para receber comida para alimentar a si, sua esposa e filha de 16 anos.

"Eu não trabalho em tempo integral, apenas 15 a 20 horas por semana," disse Linan de 58 anos, cujos outros três filhos já estão crescidos.
Linan é apenas um dos milhares de pessoas alimentadas pelo Banco de Comida do Vale do Rio Grande, o qual distribui comida para 140 armazéns semelhantes na área.

Libby Salinas, gerente de relações públicas do Banco diz que às vezes as pessoas tem que decidir entre pagar a comida, o aluguel ou as contas. O Banco age através de 200 agências por todo o Vale com armazéns de comida, panelões de sopa, abrigos e café infantil (um local seguro no qual crianças podem ter uma refeição quente). O Banco de comida também ajuda algumas agências de apoio aos necessitados. Ano passado, grupos locais de panelões de sopa preparam mais de um milhão de refeições; registros indicam que em torno de 330 mil famílias foram auxiliadas pelos armazéns de comida.

O Padre Antonio Perdorno diz que a Igreja Ortodoxa de São Jorge doa mais de duas toneladas de comida por mês para cerca de 100 famílias. Muitas das famílias que vão ao armazém, disse ele, estão subempregadas e precisam da ajuda extra.

"O salário aqui é baixo demais," declarou o padre. "No geral, não é que muitas das pessoas que venham aqui estejam desempregadas, elas simplesmente ganham um pouco menos. Nem todos, mas a maioria das pessoas, eu diria que são apenas subempregadas de alguma forma. Eles podem até trabalhar muitas horas mas estão subempregadas no que concerne o valor do salário."

Endereço da caridade da paróquia:

St. George’s Food Pantry
704 W. Sam Houston, Pharr
Texas - USA
Telefone: +1 956 781-6114
Aberto todas as quartas das 10:00 às 13:00 (horário americano)

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Igreja Ortodoxa na América (OCA) divulga Programação de Midia Online

Fort Lauderdale, Flórida

07/07/07
Assunto: A Bíblia de Estudos Ortodoxa
Palestrante: Padre Bob Sanford

14/07/07
Assunto: O Entendimento Ortodoxo dos Sacramentos
Palestrante: Dr. Peter Bouteneff

21/07/07
Assunto: 40 anos de Serviço para a Igreja na mídia
Palestrante: Chris Botsaris

28/07/07
Assunto: Como manter seu casamento
Palestrante: Padre Charles Joanides

http://www.receive.org/
http://www.oca.org/news.asp?ID=1280&SID=19

Arcebispo Demétrios inaugura Seminário de Treinamento de Professores

05 de julho

Chipre - Sua Eminência Arcebispo Demétrios, Primaz da Igreja Ortodoxa Grega nos Estados Unidos, abriu hoje um Seminário de Treinamento de Professores especial na Universidade de Chipre por convite do Presidente da República, Tassos Papadoulos.

"É com grande alegria que dou as boas-vindas à sua Eminência Arcebispo Demétrios ao nosso Campus," disse o Dr. Stavros Zenios, Reitor da Universidade de Chipre, "pois você foi sempre uma inspiração e uma ponte de compreensão e a fraternidade. Estou feliz por esta colaboração educacional que irá prover um caminho para nossa escola extender-se além dos limites do Chipre."

"Este é um programa educacional muito especial começando hoje," disse o Arcebispo Demétrios em suas observações de abertura no recém-construído auditório da Universidade. "É um esforço nobre de Chipre e da Arquidiocesa Ortodoxa Grega, que vislumbro irá melhorar a instrução em língua grega em estudantes de 2a e 3a geração falantes de inglês na América."

Paróquia Ortodoxa no Queens recupera relíquia roubada

Nova York - As relíquias de um santo roubadas foram encontradas e devolvidas à igreja em poucas houras. A polícia prendeu dois homens - um deles possuía antigos laços de família com a igreja, disseram o padre e o policial. Armazenada em uma caixa de prata, a relíquia fora roubada do altar na Igreja Ortodoxa de São Demétrios no Queens, na quinta-feira, de acordo com a polícia.

The National Herald
http://www.orthodoxnews.com/index.cfm?fuseaction=USNews.one&content_id=16190&CFID=65583064&CFTOKEN=22508702

Paróquia Ortodoxa Americana Promove Feira Étnica

Jackson, Nova Jérsei
The Jackson Times

A Feira Étnica Anual e Leilão de Presentes da Igreja Ortodoxa da Anunciação será realizada no dia 29 de julho. A entrada é grátis e todos são bem-vindos. A feira contará com especialidades eslavas, mediterrâneas e americanas, incluindo pierogues, repolho recheado, kielbasa, kraut, borscht, torta grega de espinafre, shishkabob, salsicha italiana e muito mais.
Visite o site da igreja em http://www. holy-annunciation-church.org

http://jacksontimes.micromediapubs.com/news/2007/0706/community_news/017.html

ROCOR dá ultimato ao Bispo de Odessa

Nova York, 6 de Julho, Interfax


O Sínodo da Igreja Russa no Exílio, em sessão extraordinário em junho, em São Francisco, resolveu que o Bispo Agafangel de Tauria e Odessa "receba um último aviso".

Anteriormente, o bispo fora suspenso até que se arrependesse de sua recusa de se mudar para a sé de Buenos Aires e América do Sul.


No outono passado, o Bispo Agafangel condenou fortemente a decisão do Sínodo da ROCOR de se reunir com o "patriarcado cismático de Moscou", como colocou a reunião diocesana extraordinária por ele presidida. Fundamentado nisso, a diocesa parou de mencionar o Metropolita Laurus como líder da Igreja no Exílio em sua Liturgia.

No fim de 2006, alguns dos padres sob o Bispo Agagangel mudaram para a recém-criada "Igreja Ortodoxa Russa" liderada por Anthony Orlov, ex-bispo da diocese da ROCOR para o Oeste da América e que se proclamou "Metropolita de Moscou, Toda Rússia, Los Angeles e Toda a Diáspora".

http://www.interfax-religion.com/?act=news&div=3293


Reverendo Anastasios Diakovasilis apresenta sua poesia

Catherine Tsounis

"Sangue grego não é derramado em vão
Irriga o solo santo e permanece em glória"

Estes versos foram recitados em grego moderno pelo Reverendo Anastasios Diakovasilis, tirados de seu segundo livro "Poietiki Anthologia" (Antologia Poética). A leitura de poesias foi realizada na Igreja da Santa Cruz em Whitestone. A comunidade de Eastern Queens compareceu entusiasmada para ouvir os poemas que descrevem a vida dos gregos nos Estados Unidos.

O Padre Anastasios aposentou-se com honras tendo servido na Igreja Greco-Ortodoxa de São Nicolas e tem vivido nos Estados Unidos desde os anos 60, embora espiritualmente viva na Grécia.
http://www.hellenicnews.com/readnews.html?newsid=7039&lang=US

Pequena Ucrânia no Canadá

Bruce Sach

Pegue a estrada a leste de Edmonton através do cenário cinematográfico e talvez você pense por um momento que aterrisou na Ucrânia.

Domos de igrejas em formato de cebola pontuam o lugar, celebrando a herança cultural.

Pare em um restaurante e logo outra lembrança: o gosto de pierogues banhados em molho amargo enquanto você se senta a uma mesa ao ar livre e aproveita o dia ensolarado de Praine.

Este é o condado de Kalyna, uma área de 20 mil metros quadrados na área centro-oeste de Alberta alcançando as divisas com Saskatchewan, e por toda parte, pelo que parece, há o legado da migração eslava para o Ocidente que começou há pouco mais de 100 anos atrás.

Ucranianos, galícios, rutenos e bukovinianos deixaram um impacto físico na forma de mais de 50 belíssimas igrejas bizantinas no que já foi chamado a Capital das Igrejas do Canadá.

http://canadaeast.com/ce2/docroot/article.php?articleID=24571

Ortodoxos ingleses compram paróquia

Comunidade ortodoxa em Preston, Lancashire, na Inglaterra, finalmente muda-se para um prédio definitivo. A ex-igreja metodista, adqüirida em leilão se tornará no mais novo templo ortodoxo.

O presidente da Sociedade da nova paróquia, Gregory Baker, revela que já contam com pelo menos 50 paroquianos de várias nacionalidades incluindo gregos, cipriotas, russos, romenos, georgianos, búlgaros, indianos, malaios e britânicos, todos indo regularmente à Liturgia de domingo.

Eles começaram a ter encontros nos centros comunitários e salões de Preston e Wigan 16 anos atrás e têm se encontrado no Salão Galloway pelos últimos 7 anos.

Acrescenta o Sr. Baker: "Estamos muito felizes de termos nosso próprio lar e esperamos alcançar a comunidade local. Desejamos muito fazer parte da comunidade local e todos são bem-vindos para vir à igreja".
http://www.prestoncitizen.co.uk/news/headlines/display.var.1523229.0.new_home_for_old_church.php

Arcebispo Demétrios visita Chrysóstomos II do Chipre

O Arcebispo Demétrios da Igreja Ortodoxa Grega nos Estados Unidos, jurou ontem que os gregos americanos iriam ficar ao lado do povo de Chipre, depois de um encontro com o Arcebispo Chrysóstomos II.

O Arcebispo Americano disse aos cipriotas nos EUA que a Igreja Ortodoxa dos EUA iria "ficar ao lado da Igreja de Chipre e seu povo em atos e palavras". E acrescentou, "anseiamos pelo dia no qual poderemos visitar e encontrar uma solução justa, correta e funcional para a questão do Chipre".
http://www.cyprus-mail.com/news/main.php?id=33394&cat_id=1

Holocausto Cristão

por Patrick Poole
American Thinker

Da Nigéria à Indonésia, cristãos estão em cerco em praticamente todos os países do mundo islâmico, vítimas de inúmeros atos de discriminação, depredação, brutalidade e assassinato que são tão comuns e sistemáticos que podem com justiça serem chamados de novo holocausto.

Muitas destas comunidades têm sua origem nas décadas iniciais do Cristianismo e desgastaram-se após sucessivas ondas de perseguição islâmica ao longo dos séculos e no futuro próximo algumas irão simplesmente deixar de existir.

http://www.americanthinker.com/2007/07/islams_global_war_against_chri.html

Patriarca da Bulgária comemora aniversário de ordenação

Foi realizada uma Divina Liturgia na quarta-feira, 4 de julho na Catedral Alexander Nevski pela ocasião do 36o. aniversário de ordenação do Patriarca Máximo da Bulgária.

O Patriarca nasceu em Marin Minkov no dia 29 de outubro de 1914, na vila de Oreshak.
Recebeu sua primeira educação na própria vila montanhosa onde nasceu mas em seus últimos anos de infância tornou-se monge noviço no Monastério de Tróia e então estudou Teologia Ortodoxa na Universidade de Sofia. Ordenou-se em 1941 e tornou-se bispo da diocese de Branit 15 anos depois.
http://www.novinite.com/view_news.php?id=82625

Criatividade: Feira de automóveis para ajudar a Igreja

Em Michigan, Estados Unidos, fiéis realizam feira de automóveis antigos para auxiliar a igreja ortodoxa local.
http://www.mlive.com/news/flintjournal/index.ssf?/base/news-44/1183523038185820.xml&coll=5

terça-feira, 3 de julho de 2007

Possível 1a. Santa Ortodoxa Brasileira é da Igreja Ucraniana

Paranaense pode ser 1 santa da América Latina
Folha de Londrina

Chamada de 'a mártir de Joaquim Távora', a professora Maria Aparecida Beruski morreu em 1986, junto com oito crianças, na escolinha onde lecionava.

''Ela tinha 27 anos. Era uma pessoa muito bondosa. Amava seus alunos. Já faz algum tempo, mas para nós parece que a tragédia aconteceu ontem. Minha sobrinha deu a vida por seus alunos. Vendo o prédio pegar fogo, ela preferiu ficar com as crianças, ajudando a salvar algumas, do que fugir das chamas. É uma mártir, mas agora o nosso bispo quer canonizá-la'', comemora Maria Miskalo.

De acordo com o bispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil, Dom Jeremias Ferens, a intenção é canonizar a mártir de Joaquim Távora o mais breve possível. ''Na Igreja Ortodoxa não existe a beatificação, o que acelera o processo para proclamar alguém como santo. Temos certeza de que a Maria Aparecida será a primeira santa ortodoxa da América Latina. Para isso, precisamos comprovar a existência de pelo menos dois milagres. Porém, já temos mais do que isso'', diz, entusiasmado.

http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id=97LINKCHMdt=20070701
(para acessar a notícia completa no site é preciso cadastrar-se)

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Igreja celebra 100 anos

A paróquia ortodoxa grega de São Paulo em Savanah, Estados Unidos, celebra 100 anos com exposição de slideshow de sua história, ordenação ao santo presbitério do diácono Peter Andronache e banquete.

http://savannahnow.com/node/315603

Arcebispo Christodoulo retorna à UTI

A saúde do reverendíssimo Arcebispo Christodoulos piorou e ele foi levado em urgência para UTI. Oremos por ele.


http://www.serbianna.com/news/2007/01933.shtml

Ortodoxos iraquianos refugiam-se na Jordânia

Cristãos ortodoxos que fogem da guerra no Iraque encontram refúgio na paróquia siríaca de S. Efraim na Jordânia, embora não possam trabalhar naquele país.

http://churchworldservice.org/news/archives/2007/07/713.html

Padre ortodoxo ensina rock para jovens

Reitor da Igreja ortodoxa em Kuzbass ensina bateria a jovens roqueiros

Kemorovo, 02 de julho, Interfax - Na vila de Inskoy, perto de Kemerovo, um grupo de rock local apresentou-se num show pela primeira vez graças ao reitor da igreja local.

"Uma vez, cinco garotos da vila pediram ao Padre Andrey Petruchuk, reitor da Igreja da Trindade, a ensiná-lo a tocar bateria profissionalmente, pois ele graduara-se neste instrumento na escola de música e era roqueiro", disse o secretário de imprensa da diocese de Kemerovo à Interfax-Sibéria, na segunda-feira.

O porta-voz diocesano enfatizou que o Padre Andrey tinha seu próprio objetivo no contato com os roqueiros, acreditando que, ao invés de afastar os meninos do rock, ele devia "prenche-lo com significados mais nobres".

http://www.interfax-religion.com/?act=news&div=3269

Líderes da ROCOR em Jerusalém suspensos

Monique, 2 de julho, Interfax - O egúmeno Adronik (Kotlyarov), ex-líder da missão da Igreja Russa no Exílio em Jerusalém e o Hieromonge Ilia (Sheptitsky) do monastério da Santa Ascensão no Monte das Oliveiras foram suspensos por um decreto do Arcebispo Marco de Berlim e Alemanha, que supervisiona o trabalho da missão.

Eles foram suspensos "porque abandonaram sem permissão sua tarefa na missão da Igreja Ortodoxa Russa em Jerusalém, de acordo com o cânone 16 dos Santos Apóstolos, e o cânone 17 do 6o. concílio ecumênico até seu total arrependimento ou outra decisão da corte da igreja", relata o site oficial da ROCOR.

O decreto também destaca que "quem ousar celebrar contrariamente a este decreto será privado da santa ordem."

O ex-líder da missão ortodoxa russa em Jerusalém manifestou-se contra a re-unificação da Igreja Ortodoxa fora e dentro da Rússia. No dia anterior do recente sínodo da ROCOR, ele enviou uma carta aberta aos bispos, acusando a Igreja Ortodoxa russa de comprometimento com a heresia do ecumenismo e com os princípios do "sergianismo".

O egúmeno Andronik (Kotlyarov) serviu no Monastério da Santa Ascensão no Monte das Oliverias por quase 25 anos.

http://www.interfax-religion.com/?act=news&div=3268

Governo Socialista da Eritréia persegue cristãos

Cristãos protestam contra Eritréia
por Martin Plaut
Analsita da África para a BBC

Um ofício foi realizado em Londres para protestar contra o tratamento dado autoridade da igreja ortodoxa eritréia.

O Patriarca Antonios é o líder de dois milhóes de fiéis ortodoxos e é um prisioneiro de consciência de alto escalão.

Ele foi removido de seu posto no início do ano, depois de criticar o governo da Eritréia por suas interferências nas atividades da igreja.

A Anistia Internacional diz que a Eritréia possui uma das mais extremas formas de perseguição religiosa do mundo.

Em 1994, Testemunhas de Jeová - que recusam o serviço militar por motivos religiosos - foram privados de todos os direitos, incluindo os de cidadania.

Em 2002, a perseguição foi extendida aos evangélicos.

E agora o patriarca da igreja ortodoxa, à qual a maioria dos eritréios pertence, foi removido do seu posto e aprisionado depois de levantar objeções às tentativas do governo de proibir grupos de leitura bíblica.

A Eritréia tem uma história de considerável tolerância religiosa entre comunidades muçulmanas e cristãs, mas este governo vem de uma tradição marxista-leninista.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/6249028.stm

Bispo Atanasije da Sérvia em Seminário Americano

Sua Graça Atanasije (Jetvic), bispo aposentado de Zahumlje-Hercegovina da Igreja Ortodoxa Sérvia e sua delegação visitaram, enriqueceram e abençoaram o Seminário S. Vladimir nos dias 23 a 25 de junho de 2007. O destaque da visita de Sua Graça foi quando o seminário lhe concedeu o grau de Doutro Honoris Causa em Teologia. Este prêmio foi dado logo antes da palestra central do Pe. Gregory Woolfenden para o Instituto SVS de verão, na tardinha de domingo, 24 de junho de 2007. Como autor de numerosos livros, o Bispo Atanasije é considerado o teólogo sérvio de maior relevo em sua geração.

O grau foi-lhe concedido com a seguinte citação: "Guiado desde sua juventude pela Igreja Ortodoxa Sérvia, e permanecendo firme na tradição dos Pais, Sua Graça, o Reverendíssimo Atanasije (Jetvic) trabalhou incansavelmente pela verdade. Sendo aluno do Arquimandrita Justin (Popovic), de abençoada lembrança, ensinou a muitos outros como Professor de Patrologia e reitor da Faculdade de Teologia Ortodoxa de Belgrado, e ainda muitos mais através de seus numerosos e diversos livros. Consagrado ao episcopado, o Bispo Atanasije se tornou o pai na fé de muitos, com uma colheita frutífera em seu país e, através de seus discípulos, no nosso. Com admiração, portanto, e com profundo respeito, o Seminário Teólogico Ortodoxo São Vladimir sente-se honrado de concer-lhe o grau de Doutor Honoris Causa em Teologia."

Como parte da programação do Bispo, um seminário para a faculdade SVS foi realizado. Sua Graça falou sobre que denominou "a espinha dorsal da teologia", que é o amor de Cristo por nós ao criar-nos e tornar-Se um de nós para salvar-nos. O Bispo Atanasije deu grande ênfase na identificação de Cristo com a Igreja, especialmente na celebração da Divina Liturgia. Depois, Sua Graça respondeu a perguntas dos membros da faculadade sobre a situação da Igreja na Sérvia e sua renovação litúrgica e espiritual.

Embora Sua Graça porte ferimentos físicos e emocionais por seu tempo servindo nas tropas das linhas de frente na guerra da Sérvia no anos 90, ele emanava alegria durante sua visita. Por exemplo, ao fim da Liturgia, depois de venerar o ícone da festa, ele voltou-se e começou a saudar os fiéis, dando atenção especial às crianças. Quando todo o clero cocelebrante reuniu-se para uma foto, o Bispo insistiu para que as crianças da comunidade se juntassem a eles.

Sua Graça, o Bispo Tikhon da Filadélfia e do leste da Pensilvânia, reitor do Seminário São Tikhon (representando Sua Beatitude, Metropolita Herman), o Bispo Maxim do Oeste dos EUA (Igreja Ortodoxa Sérvia), e o Bispo Atanasije cocelebraram a Divina Liturgia na capela do seminário. Os padres cocelebrantes eram o Pe. Sava, Abade do Monastério de Tvdos, Hieromonge John de Tvdos, Pe. Stamatis Skliris, um padre grego e iconógrafo de Atenas, Padre Nick Ceko, aluno da SVS e reitor da Catedral Ortodoxa Sérvia de St. Estevão em Alhambra, Califórnia, Pe. Thomas Hopko, Reitor emérito, assim como clero do seminário. Também estava presente na visita de Sua Graça o Sr. Brian Gerich, da diretoria da SVS.

Fotos da Visita:
http://www.svots.edu/option,com_zoom/Itemid,122/catid,128/PageNo,1/

http://www.svots.edu/News/Recent/2007-0624-atanasijevisit/

Equipe Missionária Ortodoxa no Kenya

22 de maio, 2007

Nairobi, Kenya - A primeira equipe missionária do Centro Ortodoxo Cristão de Missões (OCMC) de 2007 partiu para o Kenya esta semana. Seguindo as orientações do centro missionário em St. Augustine, Flórida, eles embarcaram em um avião para a viagem de 14 horas até o leste da África.

Os sete membros da equipe de saúde são cristãos ortodoxos vindos de todo o Estados Unidos. Serão voluntários em diversas clínicas em Nairobi e arredores assim como na Clínica Médica Ortodoxa em Chavogere. A clínica de Chavogere foi construída por equipes e pessoal da OCMC em 1988 e foi um dos primeiros projetos completados pelo centro missionário. Na clínica, a equipe irá oferecer seriviços básicos de saúde para pessoas que buscam tratamento para malária, complicações com HIV/AIDS, e um sem-número de ferimentos. Também oferecerão tratamento preventivo distribuindo vacinas, imunizações e outros remédios.

Existe uma grande necessidade na saúde no Kenya. A locomoção é difícil em praticamente todo o leste da África. As estradas estão em péssimas condições e muitas pessoas não podem pagar um carro ou mesmo transporte público. O resultado é que mesmo serviços médicos baixos são um luxo que a maioria dos kenianos não podem pagar. As equipes de saúde da OCMC são enviadas em parte como uma resposta a tais necessidades.

O serviço que fornecem, porém, se extende além do bem-estar físico dos pacientes. Com membros de missões, os profissionais médicos que servem na equipe de saúde da OCMC também estão encarregados de cuidar do bem-estar espiritual daqueles a quem atendem. Através da medicina, do amor e da oração, oferecem um testemunho vivo do poder de cura de Cristo.

(...)

Por favor, orem pela equipe no Kenya (Linda, Sanda, Michele, Mary, John, Stacy e Maria), para que tenham forças para enfrentar os desafios.

http://www.ocmc.org/news.php?sub=news&action=topic&id=282

O Centro Ortodoxo Cristão de Missões (OCMC) é a agência oficial da Conferência Permanente de Bispos Ortodoxos Canônicos nas Américas (SCOBA) para missões internacionais. Seu propósito é encorajar, apoiar e facilitar o estabelecimento e desenvolvimento de comunidades eucarísticas cristã-ortodoxas auto-sustentáveis por todo o mundo, assim incorporando o ser humano na plenitude da vida em Cristo. Para maiores informações sobre a OCMC, por favor visite o site: http://www.ocmc.org/about.php?page=38

E também a comunidade "Queremos Missão no Brasil": http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31511923

Igreja Ortodoxa Flutuante Navega em 1a. Missão

28.06.2007

No dia 03 de julho, a excepcional igreja flutuante de São Vladimir fará uma viagem missionário pelo rio Volga, dentros dos limites Volgogrado.

A rota de aproximadamente um quilômetro e meio percorrerá as margens de Vladimir Vysotsky. Durante a viagem, o Metropolita German de Volgogrado realizará ritos ortodoxos de crisma e casamento.

Sâo Vladimir é a única igreja flutuante do mundo. Foi construída sobre a base de navio de desambarque de assalto pela organização social Parus com o apoio do fundo de caridade europeu "Kirche-in-Not".

http://www.russia-ic.com/news/show/4238/

Arcebispo Cristodoulos com Câncer

Médicos descreveram a condição do líder da igreja como tratável, dizendo que ele permaneceria sob cuidados intensivos por pelo menos mais três dias e provavelmente receberia permição de retornar para casa na próxima semana.

A doença líder ortodoxo de 68 anos levou a emocionadas manifestações de afeto em um país no qual 97% da população é de batizados na Ortodoxia cristã. Mesmo pessoas públicas que o criticaram por se intrometer em questões de estado o visitaram no hospital.

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/06/21/AR2007062102193.html?hpid=sec-religion

Problemas na Turquia

Corte Turca Nega Título "Ecumênico" ao Patriarca
http://www.cwnews.com/news/viewstory.cfm?recnum=52050

Cristãos na Faixa de Gaza Ameaçados de Extinção

CIDADE DE GAZA, Faixa de Gaza: Crucifixos quebrados e restos de uma estátua de Jesus já foram varridos, mas a minúscula comunidade cristã de Gaza diz que o violento aviso enviado pelos militantes islâmicos não pode ser apagado

O saque realizado ao convento católico de Gaza e a adjacente escola das Irmãs do Rosário durante a chegada ao poder do Hamas este mês quebrou mais do que madeira e gesso: sinalizou o fim de uma relação relativamente pacífica, ainda que ocasionalmente complicada, entre os 1,4 milhões de muçulmanos e 3 mil cristãos em Gaza.

A despeito das promessas de proteção do Hamas, os cristãos temem mais ataques, e alguns dizem que querem sair. O rebanho de Gaza já foi duramente sangrado por imigrações em anos recentes e um novo êxodo pode efetivamente aniquilar uma das menores e mais velhas comunidades cristãs do mundo árabe.

"Não confiamos neles (Hamas). Está chegando a nossa hora", disse um cristão greco-ortodoxo o qual, no presente clima de medo pediu para não ser identificado.

Ninguém assumiu a responsabilidade pelo dano e o Hamas veementemente negou envolvimento. Entretanto, pistas indicam que foram extremistas muçulmanos ao invés de vândalos comuns. Uma estátua da Virgem Maria - que é tida em alta conta pelos muçulmanos - permaneceu intocada.

http://www.iht.com/articles/ap/2007/06/26/africa/ME-GEN-Palestinians-Gaza-Christians.php