sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Eu vim para cantar ópera

"O que você veio fazer aqui?"

Este vídeo é sobre Paul Potts. Gordinho, feio, inseguro e tímido, com 36 anos era um mero gerente de uma loja de venda de celulares. Na infância, era vítima de abusos por parte dos colegas mais fortes. Seu sonho sempre foi cantar ópera e chegou a participar de algumas montagens amadoras nas quais não recebeu nada. Interrompeu sua "carreira" por motivo de doença, quando então tornou-se gerente com muito desgosto, pois achou que ficaria neste trabalho para o resto da vida, sem jamais realizar seu sonho. Com um dinheiro extra que ganhara em um concurso fez um curso de canto na Itália, mas nada mais parecia acontecer.

Até que ele se inscreveu no programa de calouros da Inglaterra "Britain's got talent". Veja a cara dos jurados quando a jurada pergunta "O que você veio fazer aqui?" e ele responde "Eu vim para cantar ópera."


http://www.youtube.com/watch?v=RsYSFcJvQJo&feature=related

e aqui a final do programa:

http://www.youtube.com/watch?v=hIOd69PBMQ8&feature=related

----


E você? O que você veio fazer no mundo?

------

É *isso* que falta no mundo, no Brasil. Beleza. Verdadeira Beleza que é capaz de mover cada um individualmente e as multidões em direção às coisas boas. Paul Potts é a prova que ser belo está a milhares de quilômetros luz de distância da mera "atração" que parece ser o critério predominante hoje.

É como assistir uma explosão de luz, uma barragem que se quebra inundando tudo. A Beleza, exposta através da voz dele, reina inquestionada. Falta-nos hoje, precisamente isso a humildade reverencial perante o Belo, a busca pele Beleza. Impinge-nos o conformismo com algo simplesmente porque foi produzido no país em que nascemos (às vezes nem isso, apenas porque é da região que nascemos ou feito por pessoas da mesma cor de pele ou classe social), com absoluta indiferença à pergunta: é Belo? É bonito?

Vivemos em uma época de música feia, imagens feias e tudo isso não pode deixar de estar relacionado com uma ética feia, uma moral feia. Já diziam os antigos que o Bom, o Justo, e o Belo são todos expressões diferentes de uma só coisa. Perder o senso de beleza é perder o senso de proporções, que nos faz perder o senso de justiça e do que é Bom e Mal.

Entre nós, da Igreja Ortodoxa, por influência da cultura russa, é comum dizer que "A Beleza salvará o mundo". Em momentos como esse é que eu tenho a certeza de que esta afirmação é uma verdade objetiva e concreta. A Beleza é a verdade última do universo. Deus nos fez a todos, e fez a tudo para sermos belos. Não belos como uma mulher ou homem atraentes. Mas grandiloquentemente belos como Paul Potts e tantos outros por aí.

Nenhum comentário: